Dormir é vital para o nosso bem estar

Dormir é vital para o nosso bem estar

Todos sabem que dormir pouco traz inúmeras consequências negativas para nossas vidas, inclusive aquele mau humor no trabalho. O jornal norte-americano Huffington Post fez uma lista com oito motivos para você começar a se preocupar mais com o seu sono a partir de hoje.

Seu sistema imunológico vai funcionar melhor. Diversos estudos comprovam que nossas defesas naturais se comportam melhor quando temos uma boa noite de sono. Pesquisas também mostraram que algumas vacinas contra gripe e hepatite tiveram pouco efeito quando os pacientes as receberam e foram privados de sono.

Sua memória vai melhorar. Já foi comprovado que, depois de entrar em contato com novas informações, o período em que dormimos é essencial.

Você se sentirá emocionalmente melhor. Ter o sono privado faz com que nossa ansiedade fique mais alta. A incidência de problemas emocionais, como a depressão, também já foram relacionados com a falta de uma boa noite de sono.

Seu cérebro estará “mais limpo”. O livro “Sleep Soundly Every Night, Feel Fantastic Every Day” aponta que o cérebro tem uma capacidade regenerativa durante o sono. Assim, ele é capaz de estabelecer novas conexões e caminhos entre os neurônios.

 Também é durante o sono que produzimos em maior quantidade o hormônio do crescimento. Nas crianças, o momento do sono é crucial para o crescimento. Nos adultos, é importante para a criação de tecidos, vital para qualquer um que faça exercícios. É nesse momento que os músculos se reparam.

Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar. Pessoas que dormem pouco possuem maior incidência de diabetes.

Talvez você perca peso. Algumas pesquisas mostraram que dormir entre sete e oito horas é o ideal. Dormir menos que isso aumenta a produção de um hormônio chamado ghrelin, que aumenta o apetite e impede a produção da leptina, que nos sacia.

É possível que você viva mais. Ter o hábito de dormir menos de sete horas diárias pode trazer problemas como pressão alta, AVCs e infartos.

 FONTE: Terra – Seção Saúde – “Veja 8 motivos para você começar a dormir mais” – Adaptado por Acesso Saúde.

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