#partiudoarsangue

#partiudoarsangue

Sangue é a manutenção da vida. Sua perda pode ocasionar morte, devendo, portanto, ser reposta imediatamente. Não é permitida pelas leis brasileiras a comercialização do sangue, por isso a única forma de conseguir sangue é através da transfusão doada por pessoas voluntárias.

  • 40,48% dos doadores é formado por doadores que doam por razões pessoais, quando um amigo ou parente precisa de sangue;
  • Somente 1,8% da população brasileira entre 16 e 69 anos doam sangue ─ a ONU considera “ideal” uma taxa entre 3% a 5%;
  • A meta, segundo o Ministério da Saúde, é ampliar o número de doações dos atuais 1,8% da população para algo em torno de 2,2% a 2,3% nos próximos cinco anos.

OS 3 MAIORES DESAFIOS

 Herança cultural:  O Brasil não passou por grandes catástrofes naturais ou grandes guerras como países mais desenvolvidos como EUA e Japão.

Falta de conscientização: Um dos principais limitadores para o aumento da doação de sangue é a falta de conscientização.

Mitos: A doação de sangue no Brasil ainda é cercada de mitos. Existem pessoas que acreditam  que doar sangue engorda e ainda aquelas que temem contrair alguma doença infecciosa durante a coleta. É necessário desfazer esses mitos e informar a população sobre os benefícios da doação.

 

Neste cenário, o  Acesso Saúde vai incentiva a conscientização de doação de sangue junto com os centros de hemotransfusão  com a campanha #partiudoarsangue.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de se tornar um doador de sangue e como é simples salvar uma vida, em apenas  10 minutos. O ato de doar sangue pode inclusive ser incluído na rotina como um ato de amor que não pode esperar.

Quantos #partiu você já viu por aí? #partiuacademia, #partiuviajar, #partiufesta, que tal começar a usar o #partiudoarsangue  

Clique Aqui  e baixe o Guia do Doador de Sangue com todas as informações que você precisa saber para começar a salvar vidas. 

Nós apoiamos a doação de sangue.
Siga a campanha #partiudoarsangue

 

 

TODAS AS DICAS

intranet
Responsável Técnico: Dr. Carlos Eurico Greca de Macedo – CRM 12095

Acesso Saúde 2016 © Todos os direitos reservados | Desenvolvido por: Green Digital.